22.9 C
São Paulo
domingo, dezembro 10, 2023

Albert Quie, conservador que estava à frente de seu tempo, morre aos 99 anos

Leitura obrigatória

Albert Quie, um produtor de leite de Minnesota que se tornou membro da Câmara dos Representantes e governador de seu estado – e que fez da piedade cristã e do conservadorismo fiscal o núcleo de sua identidade política na década de 1970, antes de esse ser o modelo padrão para os republicanos – morreu na sexta-feira em sua casa em Wayzata, um subúrbio de Minneapolis. Ele tinha 99 anos.

Governador Tim Walz de Minnesota anunciado a morte no X, a plataforma de mídia social anteriormente conhecida como Twitter.

Em 1974, o The New York Times escreveu sobre o Sr. Quie (pronuncia-se kwee) como um participante central em um fenômeno crescente na capital do país: o poderoso grupo de oração.

“O ângulo do pietismo em Washington há muito parece ser defendido por lobistas, cantando e rezando nos bastidores”, John Deedy, editor-chefe da revista Commonweal, escreveu na seção Ideias e Tendências do The Times. “Demônios, foi argumentado até mesmo por não-crentes, podem estar no Capitólio. Mas aparentemente há menos pessoas religiosamente indiferentes do que se supunha. Na verdade, muitas orações foram realizadas no santuário interno de Washington.”

Esse grupo de “santuário interno” incluía Quie e um homem que o Times identificou como um de seus amigos mais próximos: Gerald R. Ford, que como representante republicano de Michigan serviu ao lado de Quie na Câmara por 15 anos antes de ser nomeado em vez. presidente de Richard M. Nixon.

As sessões de oração – outro participante foi o sucessor de Ford como líder republicano na Câmara, John R. Rhodes, do Arizona – chamaram a atenção nacional pouco antes da renúncia do presidente Nixon.

Numa entrevista ao The Times durante aquele período violento, o Sr. Quie, um luterano praticante, descreveu as reuniões: “Reunimo-nos para comunhão e rezamos juntos.”

Questionado na época se ele estava orando mais do que nunca, Ford, um episcopal, disse ao The Times: “Isso é certo. Mas este é um grupo muito quieto e extraordinário”.

Em 1978, o Sr. Quie foi eleito governador de Minnesota. O estado teve um superávit orçamentário de US$ 250 milhões. Ele cortou impostos e gastos.

Problemas de fluxo de caixa logo tomaram conta do governo estadual. O antigo excedente tornou-se num défice estimado pelo The Times em 1981 entre 600 milhões e 700 milhões de dólares. Uma greve de funcionários públicos naquele ano simbolizou os novos problemas econômicos de Minnesota. O estado não apresentava um défice desde a Segunda Guerra Mundial.

A infeliz saga deu a Jim Florio, um político democrata da remota Nova Jersey, munição para atacar a economia improvisada na sua campanha para governador.

Depois de prometer não aumentar os impostos, Quie foi finalmente forçado a fazê-lo, “fazendo evaporar grande parte do seu apoio político”, noticiou o The Times em 1982. Ele não concorreu à reeleição.

Albert Harold Quie nasceu em 18 de setembro de 1923, na fazenda leiteira de sua família, perto de Dennison, uma pequena cidade rural no sudeste de Minnesota. Depois de servir como piloto da Marinha na Segunda Guerra Mundial, ele voltou para casa para retomar a agricultura. Ele se formou como bacharel em ciências políticas pela St. Olaf College em Northfield, Minnesota, em 1950.

Ele foi eleito para o Senado de Minnesota em 1955. Três anos depois, ganhou uma eleição especial para um assento na Câmara. Ele foi regularmente reeleito antes de se tornar governador.

Ele primeiro chamou a atenção nacional como um oponente efetivo no Congresso do programa anti-pobreza do presidente Lyndon B. Johnson. Embora geralmente apoiasse a legislação de direitos civis, em 1972 ele foi o principal patrocinador de um projeto de lei sobre ônibus que Clarence Mitchell, diretor da NAACP em Washington, disse ter inspirado “o clima do Congresso” para se assemelhar ao de um linchamento.

A medida teria proibido grandes iniciativas de transporte de crianças por longas distâncias para a integração racial nas escolas primárias, e teria limitado a utilização de tais iniciativas nas escolas secundárias. Quie argumentou que se tratava de uma proposta moderada, situando-se entre os extremos daqueles que não viam limites para as virtudes do ônibus e aqueles que queriam proibir completamente a prática.

Quie casou-se com Gretchen Hansen em 1948. Ela morreu em 2015. Ele deixou cinco filhos, Jennifer, Frederic, David, Joel e Benjamin; 14 netos; e 22 bisnetos.

Depois de se aposentar como governador, o Sr. Quie passou grande parte de seu tempo procurando ajudar os prisioneiros, incentivando-os a se tornarem cristãos dedicados. No ano passado ele contado Mainstreet Messenger, um jornal com sede em Dennison, que ele estava pedindo os condenados mais durões disponíveis.

“Isso torna tudo interessante”, disse ele.

A Associated Press contribuiu com reportagens.

- Advertisement -bmg saque aniversáriobmg saque aniversário

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -bmg saque aniversáriobmg saque aniversário
- Advertisement -empréstimos aposentados

Artigo mais recente

- Advertisement -empréstimos aposentados
Empréstimo fgts saque aniversário. Emprestimo saque aniversario pan.